domingo, 24 de janeiro de 2010

Natureza


Ele sempre surge dentre o verde. Parece que nasceu por ali, que forjou sua vida entre o sol, a chuva, flores e folhas, tendo-as em sua composição. O ambiente natural lhe cai muito bem porque é desta simplicidade da natureza que sua alma foi feita.

Passo acelerado, cabeça baixa, pensamentos cerrados no que está por vir em seguida. Sempre tem vento a balançar seus cabelos brancos e a brisa forte também o faz franzir o nariz, característica tão peculiar desde sempre em sua feição. Os olhos vão ao longe e voltam ao chão, na espreita ansiosa.

Na boca, um esgar nervoso. E na mente uma interlocução adoidada de si para si, falta-lhe o ar e sufoca-lhe a garganta.

Na fantasia, a emoção de mais um encontro em que muitas e tantas palavras serão ditas e tantos pensamentos saltearão. Ele sabe, porém, que após dizê-las nem em mil anos serão todas faladas. E compreendidas.

No atropelo, tenta pensar direito no que lhe vai no coração volteando argumentos e revelações que transbordam atrapalhadas, desconexas, e em meio a tanto esforço recomeça a pensação. É preciso chegar logo. O resgate desta loucura está próximo e a redenção virá.

As passadas são curtas e rápidas com olhar focado no caminho.

Levanta os olhos ao chegar.

E então, a mente relaxa, o sangue começa a fluir normalmente, o coração se acalma, as mãos param de tremer.

Sorrindo, ele a abraça.

2 comentários:

Mirosa disse...

Vera,
neste momento, acabei de ler "Natureza" e "Cartas para minha neta". Fiquei impressionada com a desenvoltura com passas de um tipo de texto, mais profundo e complexo (Natureza) para a singeleza dos sentimentos diante de uma criança (Cartas para minha neta) que é tua neta e que te faz resgatar doces lembranças.
Parabéns!
Maria Rosa

Anônimo disse...

Olá Vera, adorei "cartas para minha neta", mesmo não sendo mãe e muito menos avó me emocionei lembrando da minha avó que já é falecida e que na tua escrita me fez lembrar muito dela e como é bom poder resgatar coisas do nosso passado como escrever uma carta. E que as mensagens não fiquem restritas a emails, msn, orkut etcccc.
É tão bom receber cartas....
Uma boa semana para ti, Carmen.

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...