quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Máscara


Consegui finalmente colocar uma venda nos meus olhos, mas tive antes o cuidado de fazer uma escolha preciosa e que retratasse o meu humor que anda pelas tabelas com descalabros de toda ordem. Precisava se mostrar translúcida para que eu não ficasse totalmente fora de controle do que ver. O que eu desejava com esta traquinagem era parecer – pelo menos – caricata ao desdobrar o que vejo pela frente e que se não me surpreende de certo não me agrada. Caprichei no disfarce com esta performance plástica porque é assim que eu quero me comportar por um tempo, acreditando que começarei a passar uma imagem mais fria, mais distante, mais misteriosa e imutável.
A fleuma do olhar que eu vou desfilar por aí tem o objetivo de congelar quem se acerque com falsa personalidade, quem por ventura me olhar com interesses escusos, quem se atreva a imaginar que vai ganhar a minha atenção sem antes passar pelo crivo gélido do meu olhar, da posição refratária a desenganos, criada para repelir com precisão quem ousar ultrapassar qualquer limite.
Eu encontrei este artefato revirando sugestões de fotos, mania minha de achar inspiração já que também, ultimamente, de dentro da minha alma não sai nada que convenha para muito. Assim me sirvo de imagens e vou catando nos seus detalhes algo que preste para elucidar, tirando a fórceps minhas desditas, minhas duvidas, minhas raivas, minhas alegrias, meus escritos. Este feixe de opções existe, mas como um jogo de esconde-esconde resvala, brincando de fazer a gente de boba alegre.
Na perfeição então esta imagem se alojou na minha tela e com esta figura vidrada encontrei a mim mesma com tanta precisão que viver enquadrada tornou-se de repente um forte desejo. Olhando-me de frente assim mascarada, dei-me conta que para não perder o hábito de achar sempre uma saída, escolhi uma “personna” que tem na altura da testa uma dica.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...