domingo, 31 de julho de 2016

Desapego


Pensei que seria fácil me desapegar, afinal, ninguém nasce com um bate papo diário e o leva vida afora. Nascemos sem nem saber falar então fico sempre pensando que o que não se trouxe de berço, podemos descartar, ou esquecer, ou dizer que é irrelevante. E assim segui meu rumo tentando apagar todas aquelas letras que em todo momento me chegavam, me mostrando algo alegre e triste, íntimo demais para ser verdade, engraçado e ridículo e ao mesmo tempo voraz, invadindo a minha rotina.  Aliás, uma associação que não faz parte de mim. Pensei melhor e acho que foi por força do hábito responder, ser curiosa e não saber dizer não. Devia ter dito que iria consultar o oráculo ou qualquer outra coisa bem estapafúrdia. Mas não.

Voltei a chave e fui escarafunchar as gavetas dos últimos dias e lá encontrei novidades, assuntos novos, desafio literário e critica interessantes, relatos do dia a dia, mas também uma pergunta que para mim não fazia o menor sentido. Olhei mais fundo e enxerguei que meus olhos se avivaram, ficaram mais abertos para o dia, fiquei mais sagaz, mais ágil e esperta na interpretação de quase tudo. Quase.

Também olhei para os lados com mais paciência observando os caminhos que todo dia variavam, respirei profundamente porque é urgente levar apenas vento ao cérebro para que ele possa devolver ideias geniais, curas milagrosas, resoluções para a vida que se reinicia ou que inicia a terminar.

Tentei entender do que eu sentia falta, o que havia se perdido neste espaço de tempo, este momento que criei para não me alarmar, este ambiente que eu montei para relembrar e então celebrar todas as minhas passadas até aqui e planejar as próximas.  

Em que lugar ou circunstância surgiu todo este assunto, em que momento brotou esta interferência ousada e em que hora do dia me atinei de tudo. Devo ter ficado surda ao me transferir e assim não escutei o alarme de perigo, me amofinei, fiquei apreensiva, perdi a cautela. Então acabei chegando à conclusão de que o meu mal foi a ilusão. 

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...