segunda-feira, 25 de julho de 2016

A parada


Quando vi a neblina pensei no meu coração que de vez em quando perde a cor, pulsa bem devagar, quase para. Não dou muita confiança para ele porque se ele está cansado eu compreendo. Então achei por bem deixa-lo quieto, não o envolver na coisarada da vida de todo dia e resolvi andar sozinha sem ele.

Devo dizer que foi interessante a proposta porque acabei ficando meio boba, passando por cima dos desaforos, me fazendo de desentendida no escárnio, trocando de lugar quando a companhia não me favorecia, calando ao invés de retrucar, deixando desarrumado o que urgia organizar, sorrindo ao invés de chorar, desviando os olhos para não ver, olhando com apuro para não esquecer, decidindo então não me importar.

Dar-se por vencido pode ser a chance de se renovar, de resistir ao óbvio e não buscar mais respostas, explicações, considerações infinitas sobre o mesmo tema. É enveredar por outra picada, revolver outras mudas, admirar-se com outros fatos, sujar os pés com outras terras, ser mordido por outros bichos, descansar em outros pomares.

Derrotada na intenção e com o coração na marcha lenta posso reescrever minhas metas, chafurdar em outras letras, fazer novos relatórios, inventar outros problemas, posso até deixar de resolver o que me tira a força, me ater ao improvável, me concentrar na surpresa, me colocar de frente ao desconhecido, falar bobagens.

Vou misturar tudo, os pensamentos que não vão combinar com as ações, a mesa do café com utensílios dispostos que nada tem a ver um com o outro, criar um clima novo, embaralhar o que está predestinado, bagunçar as regras, movimentar a rotina, escolher o diferente para poder esquecer o que se arrasta.


Dei uma espiada no meu coração para ver se ele estava aquecido e retinto de sangue, se pulsava afinal. Nada. Parece que aprovou minhas medidas.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...