sábado, 27 de julho de 2013

O faz-tudo


Todo mundo tem um faz-tudo que nas horas mais improváveis é quem te salva. Um chuveiro quebrado, uma hydra que se descontrolou,  um quadro que caiu, uma torneira pingando. Se fazes mapa astral todo ano, como eu,  consulte todo o mês como esta a conjunção dos astros, pois é barreira, a quebrança estará lá, sendo sinalizada. Apronte a caixa de ferramentas e tome uma dose generosa de paciência porque o mal feito poderá acontecer em todas as conexões da vida moderna.

Vai daí que num bate-papo com meu faz-tudo que se equilibrava na banqueta para arrumar meu chuveiro, iniciei a conversa. Primeiro eu quis saber as novidades da rua, porque onde moro há 28 anos não enxergo ninguém. Deve ser o horário. Mas ali estava a oportunidade de me atualizar, pois ele, como zelador do prédio ao lado sabe das coisas no seu vai e vem de vassoura na calçada, tudo ouve e tudo vê.
E me vem então dizer que o vizinho da frente morreu. Teve uma coisinha de nada, foi ao hospital e de lá não voltou. Câncer. Ele já foi me relatando que toda a sua família teve câncer e que ele, certamente, iria “pegar” um. Então, obviamente, perguntei: e tu te cuidas? A resposta veio direta em um sorriso largo: Eu não, quero comer, beber, viver e curtir adoidado tudo de bom da vida.

Euzinha, escrava de tudo o que é “bom” para o corpo e para a mente, comecei a delirar e com sofreguidão me joguei incauta ao que eu ainda tinha tempo de fazer.
Começo na segunda-feira pelas batatas fritas, ou melhor, “À La Minuta” com dois ovos fritos e para acompanhar, caipirinha com açúcar branco e depois cerveja. Qualquer uma. Não importa a marca o que importa é a “tonturinha”, como dizia um amigo meu.

Lanches da tarde com pastel, sonhos ou quindins. Um não, todos ou vários.
Com todo o colesterol do mundo reverberando nas veias resolvo dar uma animada no cardápio que se intensifica com doses exageradas no café da manhã. Mando baixar omeletes e bacon frito com pão branco bem quentinho, manteiga com sal, geléias bem açucaradas cobertas com chantilly. Frutas, nem pensar neste frio.

Final de semana começa com a feijoada completa no sábado com tudo que existe no porco de mais escabroso e no domingo aquela churrascada com todas as carnes proibidas, e para aperitivo, torresmo, completando o tanque.
Será que é esta vida que o faz-tudo leva?

Vou perguntar!

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...