domingo, 19 de julho de 2009

Ahhhh..maluquices ciclísticas



Sou ciclista e fundista, isto é, esportista amadora que faz longas distâncias. Em minhas andanças pela Porto Alegre Rural, tenho muito tempo pra pensar, muita paisagem para adentrar e muita idéia maluca pra trocar com alguém, ou simplesmente para tê-las como fonte, pra qualquer coisa, até pra escrever.

Depois de horas em estradinha de chão batido, o clima bucólico da paisagem começa a me deixar leve – na realidade mais do que eu gostaria – risonha, sem grandes motivos, neurônios esvoaçantes e o corpo todo se movimentando não deixando nem um feixe de músculo de fora dessa dor, morro acima e abaixo.

O movimento rural tem um tempo de contar horas muito próprio e as feições circulantes, parecem todas iguais, de uma tal masmorrice que é de assombrar. A conversa dos peões é tão arrastada que se confunde com o zumbido de muitos insetos da mata. O ritmo e a energia que ali pulsa com certeza é 220 wolts.

O filmezinho não pára e as pernas obedecem a cadência do esforço dobrado em meio a buracos, areias e pedras. Velhos Chevetes inacreditáveis, ao passar, levantam leve poeira que me envolve em fina camada vermelha, brilhando ao sol de inverno que me olha de esguelha.

As rodas da bike com seu ruído característico, chiam, reclamam e rebolam na terra fôfa, mas vão em frente. Meus pensamentos, bom, meus pensamentos não existem mais. Apenas delírios envolvidos na endorfina, arquitetando sonhos entre as taperas bem formadas do caminho, e outras, nem tanto.

Me dou conta, afinal, que não sei onde vai dar esta estrada. Entrei nela sem querer, pensando em aventurar, em mudar a rotina. As taperas abandonadas cobertas de hera, com seus telhados cheios de brotos de coloridas flores silvestres se confundem com o campo de tanto tempo que ali estão. Acho que a parada no tempo as fez se enterrarem ali para viver.

É um convite.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia querida...



Li com bons olhos e adorei.



Beijos



Rose Pinheiro

FAILACE disse...

220 Volts

Anônimo disse...

Gostei do contido e das Maluquices Ciclisticas, o Telefonema me pareceu confusa quem estava sendo cronicado.

Abc

Gerson

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...