sábado, 29 de abril de 2017

Barquinho


O mar não estava para brincadeira nesta manhã com as ondas lambendo, não somente a beira de praia, mas se arvorando de mar revolto, chegando às dunas, afugentando pescadores, homens e mulheres solitários que tem a companhia do oceano todos os dias e mesmo assim rejeitam com sabedoria a alcunha. Mesmo com estas águas que inundam até o pensamento percebi em um córrego que corre para o mar - como se ao encontro de algum amor perdido fosse - um barquinho de papel que navegava sôfrego. Afinei o olhar e dei-me conta que ele foi confeccionado com papel jornal, e todas as letras originais vagavam em pedaços dobrados, dando certo sentimento de confusão ao tentar decifrar quais assuntos foram jogados deste jeito misterioso e também infantil, aos meus olhos.

Primeiro, me deram as caras as manchetes que estavam nas abas mais abertas e talvez por este motivo interessei-me em saber o que o autor do inusitado artefato escolheu para navegar em águas de riacho para depois encontrar-se com o mar, fatalmente. Um mar que hoje não está pra ninguém, nem a peixada se arrisca em suas ondas tal a dança vertiginosa que anda ensaiando com seu parceiro ventania.

Resolvi chegar mais perto para matar a curiosidade e ler quais foram as folhas escolhidas pelo autor da brincadeira e que estava fazendo esta bagunça no meu dia. Para minha surpresa ali não haviam palavras encadeadas, não estava impressa nenhuma noticia, nenhum fato relevante que viesse a fazer parte da história, nenhum alerta da maré, nenhum prognostico para o tempo e muito menos alguém projetando no horóscopo minha sina na terra.

Ao encalhar em alguns galhos, como se ousasse um refresco antes de se tornar apenas papel molhado jogado ao mar, consegui ler alguma coisa de sua feição como: não se amofine, esqueça, lembre, corra, pare, olhe, feche os olhos, fale, cale, ignore, tome conhecimento, ou...seja você.

Um comentário:

Capitani disse...

Muito lindo esse texto! Lindo mesmo! Tens segundos de tempo, nas tuas caminhadas em contato com o mar, que são a verdadeira eternidade.https://youtu.be/Wsu9xRTNlGg?t=2

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...