sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Uma rua

 

Estanquei o passo ao me defrontar com aquela esquina, uma vez que ela tinha matizes diversos e contrastava com o que havia na minha memória, a começar pelo traçado de paralelepípedo mais irregular e solto,  o inço grassava no entorno da calçada e quase não havia passantes, nem bola jogada, nem gritaria de criança, latido de cachorro, rotina de ambulantes. Nada, absolutamente nada havia ali que lembrasse o trajeto do qual eu havia, no passado, circulado tantas e tantas vezes em um esperançoso vai e volta.

Firmei o passo e o olhar procurando traços do que havia em mim sobre aquele caminho em particular e assim, comecei a pensar que a passagem deteriorada pode ser resultado destes últimos tempos em que andei solta por aí, perdida em pensamentos, olhando para todos os lados e para lado nenhum, divagando em conceitos, diminuindo certezas, duvidando aqui e ali de muito ou de nada. Irrelevância parecia estar palmilhando a estrada e o resultado da mente vagante determinou o motivo do trecho estagnado.

Pensei em voltar a fita da vida e restaurar o rumo antigo. Iniciei levantando os olhos frente ao mar, depois deixei que o vento me indicasse qual lado da rua escolher, na sequencia firmei minha alma no propósito de alcançar as  crenças antigas e tão caras para mim que, por qualquer motivo, se achavam cobertas por um véu. Segui firme no restauro da rua antiga arrancando com firmeza tudo o que atravancava a calçada, chamei os ambulantes, as crianças, cachorros e gatos que dali haviam partido e todos retomaram o espaço alegremente. A breve excursão para dentro de mim reativou um tempo bom daquela rua da minha vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto interessante e de identificação com lembranças de cidade do Interior. Parabéns

Uma rua

  Estanquei o passo ao me defrontar com aquela esquina, uma vez que ela tinha matizes diversos e contrastava com o que havia na minha memóri...