sábado, 16 de fevereiro de 2019

Paciência


Quase sempre a reunião era igual a não ser por detalhes que somente aconteciam aos olhos mais aguçados, aos ouvidos mais atentos, aos corpos com jogo de cintura na observância e que por força do hábito eram deixados de lado. Deste jeito peculiar quando a convocação acontecia os atraídos chegavam céleres, sabendo de antemão o que o encontro iria apresentar sem que a mesmice chateasse ninguém. Esta observação fica bem mais interessante quando a gente se dá conta que nem sempre o acostumado continua em boa forma e que a reversão do jeito está sempre à espreita.

O ar livre não era bem vindo porque o sol era defenestrado e o vento igualmente era o algoz da brasa e me faltam dedos para recontar os tantos inconvenientes apresentados. Porém, o entendimento em mil voltas rezava que assim acontecia e não havia interesse em mudar, talvez por uma falta de vontade de se opor, talvez por uma contumaz mania de deixar para lá. Até que um dia as suspeitas de que o ambiente não estava com uma  aura favorável veio chacoalhar aqueles que com olhares miúdos atentos estavam, sem falar nos ouvidos afinados de poucas cabeças que assistiam sem bailar na dúvida.

Não demorou muito para que a percepção de tudo disposto não cumprisse com igualdade a todos, e que os discursos se azedassem mal fosse feita  interlocução de qualquer assunto, atiçando a ira de quem chamava à si o convescote. Entre olhares a galera se perguntava qual foi o efeito de meia dúzia de palavras que provocaram esta quebra no protocolo que sempre funcionou e que ninguém questionava, apenas seguia. Talvez possa existir certo incomodo no individual que anda com dificuldade de permear a  parcimônia  no contraditório ou, quem sabe, em um simplório “mea culpa”. O convescote acabou melancólico, distraído do objetivo e em algumas almas, ferido, distanciando-se para sempre da redenção.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...