sábado, 6 de janeiro de 2018

Mesa 3


Não tive nem tempo de me aprumar naquele dia e já me vi banhada pelos salpicos das lembranças, tão veementes que me assolavam todo o corpo fosse o que eu quisesse fazer. Vendar os olhos para não rever fotos antigas, amarrar meus pés para não correr ate a beira do mar para sentir o vento daquele tempo que agora anda quente por aqui, prender minhas mãos dentro dos bolsos para que não vasculhem todas as gavetas e caixas que primorosamente guardam o meu passado, não deixando nenhuma réstia de papel para demonstrar o paradeiro das decujas. Caixas selada e bem no alto, assim a coluna que já não me serve como antes, trava se resolvo me esticar para pegar.

Meus braços ficaram abertos para o vazio, porque quanto mais eu queria fugir mais eu me inclinava a recolher, mais me parecia que estava tudo à mão, que eu poderia alcançar e me salpicar com o sangue da saudade, com o rol de lembranças que ao invés de se organizarem para o momento invadiam a alma aos borbotões, escalavam todos os momentos muito rapidamente, pulando de um retrato para outro, confundindo às vezes o tempo e a época, mas jamais se atrapalhando no sujeito.

Remoçou-me a entonação da voz, meus olhos começaram a brilhar em diferentes tons, minha ansiedade se acotovelou no portal do passado sem dali querer se evadir. Apareceram tantas palavras não ditas, tantas dúvidas do tempo de então, que de uma maneira bem compreensível pedi perdão à vida pela afoiteza de decisões da juventude.

E com esta historia diabólica a me circundar a alma, acabei ficando a mercê de tudo o que lembrava aquele tempo perdido na lonjura da vida e fui então refazendo novos retratos de mim mesma, fui pincelando quem eu sou com algumas tintas antigas, ajustei o humor para aquele sorriso que vazava da única foto que eu tinha e assim fui retocando um a um todos os detalhes da minha figura, agregando também a situação, a juventude transbordando, a roupa, os sinais corporais, o avanço e o recuo em dança sublime. E assim eu vi com nitidez a Mesa 3, o pão , a água, a salada e os dois.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...