sábado, 22 de julho de 2017

Preces


Acendi três velas, todas parecendo iguais, mas certamente que para cada chama que ardia, um propósito se avizinhava, mesmo sutil, assim como é a vida, ou melhor, assim como eu a vejo, cautelosa apesar de a primeira vista ser arrebatadora, às vezes vulgar ou em outra partida bem agitada. Nada disso eu queria para aquela circunstância em que aquietar o que parecia impossível era a minha meta. Definido então o propósito com objetivo acentuado, a urgência na prece existia para que assim eu pudesse separar o que muito embaralhada estava, vez ou outra.
Dediquei a primeira chama, que por qualquer motivo se aparteou para um lado só, a verdade que agora se impunha como fato concreto e do qual eu não conseguia mais fugir. O normal é amanhecer já sonhando o dia, a fantasia concretizada de pisar meus pés nus na areia fina da praia como se ali fosse apenas o muro da minha casa e não este portal oceânico de possibilidades naturais que praticamente me engolem. A pequena chama além de alumiar muito tenuemente minha proposta, aquece e muito, meu coração, este coitado todo enredado em si e que enaltece a prece.
A segunda flama já vem mostrando a que veio porque ocupa com muita circunstância todo o pequeno espaço que lhe foi dedicado, mostrando assim que no quesito oportunidade, a vela não se fez de rogada. Espalhou-se mostrando que neste território quem manda é ela e assim, fiquei um pouco tímida, porque esta daí me alembrava de que seria dedicada a algum amor platônico, a alguma paquera meio que esquecida e que em vão eu tentava ressuscitar sem sucesso algum. Vai ver que é, por este motivo, que ela fica exatamente no meio, tipo, não sei se vou, não sei se fico.
O terceiro lume se verte mais para a esquerda, se apequena em sua luz, surge com mais fraqueza como se de fato se arrependesse de algo, ou, mais claramente, como se não tivesse mais forças para manter-se de pé, de fazer da trinca religiosa uma alternativa para se chegar a Deus com mais facilidade. O lume derradeiro parece cansado, opaco no seu destino e de certa forma sente que se apequena frente ao tanto que precisa dar, mas, como toda prece se oferece com generosidade.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...