quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Contagem regressiva


Senti que havia um bom dia diferente da passarada nesta manhã, que também acordou mais tarde, trinou como se cochichasse e a dupla postada no fio de luz, espiou para minha janela e, eu juro, sorriram de leve, abrindo um pouco o bico com um tom cínico reverberando novamente aquele sussurro que me pareceu que continha um recado.

Como sou crédula com a minha vizinhança natureza passei a observar outros sinais que pudesse me revelar algo mais deste dia que já começou diferente. Vai daí que ao ver o calendário me dei conta que a minha marcação particular sinalizava com muitas estrelas a data e, buscando explicações em mim mesmo – uma vez que nada escrito havia - encontrei um sinal brilhando e se não me engano, meus delírios de solidão marcavam felicidade. Mais curiosa e animada resolvi ir a fundo ao assunto das garantias.

Pude checar que os pescadores que, diariamente, na manhã bem cedo, se arremetem pela minha rua, andam fazendo sua caminhada quando a noite ainda não se foi. O sol madrugador me dá o sinal que anda atrasado e isto significa que já está se bandeando para outro lado dos quadrantes, com certa lentidão eu sei, mas não demora não o avistarei assim de frente. Em seguida nos veremos de esguelha, prenunciando um namorico de outras estações, o que arremete a bons sinais.

E foi deste jeito, como se houvesse aberto uma caixa de pandora que todos os elementos estranhos ao lugar vieram me dizer que em breve abandonarão o local.

E então consegui conjecturar que realmente a contagem regressiva estava em andamento. Na minha rua não mais haverá carros estacionados, o cenário da minha janela não irá incluir os sanitários químicos da orla, os carros na beira da praia sumirão como por milagre, a multidão literalmente acampada na areia se evapora, desaparece o desfile de cães e gatos pela calçada emulando seus dejetos preciosos e catados com ardor pelos seus donos, acaba a balburdia das famílias, fecham-se os portões, as janelas, as cancelas, as cortinas desaparecem, as escadarias emudecem e os vizinhos se calam. Assim, a minha vida e a de muito poucos consegue respirar fundo e voltar.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...