sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Reflexo


Peguei a banda debaixo para não atrapalhar a vista uma vez que as ruas estão tomadas pelo inverno e tudo por ali fica diferente. Meu foco são as pessoas que transitam pelas calçadas e para mim, cada uma delas está contando a sua estória. Começo o Raio X pela vestimenta num geral, passo para a cabeça, cabelos e sapatos, mas sempre me vejo curiosa em seus rostos. Quero saber o que estão sentindo, pensando, querendo.

Mirei no vai e vem em frente ao banco mais popular e não me surpreendi ao identificar pernas mais enfraquecidas, olhar mais desbotado, uma completa lerdeza nos movimentos que denuncia a parte da população que pendurou as chuteiras da vida, que vestiu o pijama e a janela para a rua é sua distração. Alguns escutam radio, outros leem o jornal o dia inteiro. O mesmo jornal.

As vestes denunciam a falta de vontade de quase tudo, os movimentos parecem estar tracionados para que não falte energia para dizer o mínimo. O totem tecnológico para a retirada dos proventos já não é mais tão assustador, porém os dedos que já não são ágeis se enganam, cancelam o que era para corrigir, apagam o que diz para continuar. A luta é quase inglória, mas no fim a criatura recolhe as meias patacas e se arrasta para a porta, que além de pesada muitas vezes é largada de qualquer jeito e haja destreza para segurar. Enfim, na rua. Se houver companhia na casa será possível ter um assunto. Se não houver, capitulo encerrado.

O que me atrai em todos os rostos, de ricos e pobres, de farrapos aos nem tanto e alguns nenhum, é imaginar ou perfazer um traço a partir da transparência que todo ser humano tem ao desvelar o que lhe vai por dentro. A vida passada está fotografada nas rugas, linhas e sinais de nascença que se tornam pontos tão destacados que confunde vislumbrar a cara completa. Emaranhando isto tudo, se forma o mapa da alma cogitada. 

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...