domingo, 23 de outubro de 2016

Pegadas


Amanheci seguindo as pegadas na areia gelada durante o nascer do sol, quando algo pegou a minha dianteira com muita leveza, furando a fila do meu itinerário. Quando dei por mim, havia pegadas profundas na areia e senti um arremedo de curiosidade que me impulsionou em ir atrás, como se fosse um cãozinho bem treinado.

As passadas eram leves, mas eu sentia que havia um peso descomunal quando o passo a passo parecia chumbado ao ter de seguir um e outro. Havia qualquer coisa secreta uma vez que havia um gingado cambaleante e uma sombra se agigantava e se apequenava dando dimensões metafóricas para minha observação. Não podia mais vislumbrar o sentido da minha perseguição, porém continuava na linha tênue do medo e da dúvida.

Pela frente apenas a imensidão da praia me dando a impressão que não havia trilha planejada porque ora ia para bem perto dos cômoros ora se abeirava no quebra mar com pés descalços e determinados não desviando das conchas, ouriços e peixes mortos, galhos e o que mais viesse pela frente.

Meu olhar se alumbrava para bem longe, tentando adivinhar em que destino de chegada ou retorno teria essa caminhada surreal e a impressão era que a ilusão tomara conta daquela beira de praia deserta, neste raiar incomum e mais parecia um atrapalhado jogo de esconde-esconde, que teimava em me assombrar. E, de verdade, como se ali houvesse um ímã se acelerava a busca do que foi derrubado em minha frente com este viés tão sorrateiro e sem que eu pudesse identificar.

Quando finalmente comecei a enxergar mudanças de rota, verifiquei que as pegadas tinham voltado ao seu ritmo, com marcas tênues, porém nítidas, com um caminhar muito mais forte decidindo com as palmas dos pés a forma da realidade retratada e fulgente, como se deste jeito estivesse imprimindo a vida de todo dia.

E é deste jeito diáfano que a desenvoltura de tantos recados aporta desta feita em um porto seguro, um lugar amplo, com sombras se entremeando brincalhonas, conjugando brincadeiras de ir e vir. E assim as pegadas sumiram na imensidão da paisagem, no afresco natural, e devagar, com certa apreensão dei-me conta que eu havia perseguido a mim mesma.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...