sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pietra


 
Meu filho aos vinte e quatro anos se formou e aventurou-se  na busca de novos ares para viver e encontrou um clima quente, ensolarado e carente de profissionais. Por lá ficou. Bem longe. Os filhos são da vida e, portanto, abençoei a iniciativa, guardando numa caixinha no canto do coração a saudade e a falta que sinto dele e que sempre aperta mais.
Vai daí, que um dia atendi alegremente o celular já sabendo que era ele, apesar de estar entupida no trânsito. Foi quando meu filho respondeu ao meu entusiasmo :  VOVÓ !!!!!, uma noticia dada bem de acordo com seu jeito irreverente. Atravessei o carro na rua para poder chorar à vontade e dar os merecidos parabéns pela felicidade dos pais e agradecer pela vinda da baby.

Deste dia em diante, durante nove meses,  todas minhas reuniões com clientes estavam pautadas no mês de nascimento da minha neta sem nenhuma negociação. Chegou o dia e lá estava eu, olhando aquela menina comprida, magrela, de grandes olhos azuis e características emocionantes dos pais.
Acompanhar de longe uma criança crescer é instigante e muito vai da imaginação e de ficar perguntando isso e aquilo para poder avançar no retrato. As lembranças vão ajudando a montar os quadros do tempo passando, uma vez que dentro de mim reverberam as ocasiões especiais de nossos encontros. Ela adorava gibis sem nem saber ler e então, apontava quadro por quadro e eu ia lendo para ela. Deitada sobre mim, na rede, acabava roncando em poucos minutos. E eu também.

Chegando uma vez em minha terra, ela dormiu  comigo e eu tive uma insônia abençoada lhe observando a respiração regular, o corpo descansado e quase inerte. Mais tranqüila ao ver que tudo corria bem, descansei um pouco para ter a alegria de ao abrir os olhos encontrar aquela menina ao meu lado. Sempre será a maior emoção da minha vida. Na seqüência, arroz com ovo, visita às livrarias, teatrinho para crianças e então tive certeza: o paraíso é aqui na terra.
E a vida anda e muda e entram as conversas pelo Skype, telefone e visitas à lonjura daquele lugar que foram permitindo ver minha neta crescer aos saltos e acompanhar a sua fala se modificando e sua voz cada vez mais se tornando de uma menina.

Agora ela completa 11 anos e é uma mocinha digital, nos falamos pelo Instagram e lá vou eu me surpreendendo a cada dia com a conversa dela, conhecendo suas amigas do peito e tudo que envolve esta idade.
Esqueci de contar que quando ela nasceu criei uma gavetinha azul em um lugar especial da minha mente, inventando uma chave secreta, para que nunca eu a perca de vista.

Lembrança, uma chave de ouro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lélia escreveu: "Bonita crônica, mais bonita é a Pietra. Parabéns, querida vovó Verinha

Anônimo disse...

A praia te faz muito bem, escreves com tanta clareza e emoção.
Adorei Pietra e te vi avó.
Beijos e boa semana, Carmen.

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...