segunda-feira, 7 de setembro de 2009

De mal com o mundo

Parceria a quatro mãos com Djalma de Souza Correia



Assim, à primeira vista pode causar-me impressão negativa e me incomodar a falta de sorriso que acho despropositada e me custa entender e que às vezes presencio. Estou falando de gente que nunca sorri. E esse absurdo faz parte do universo feminino por conta da ansiedade em agradar.

Olho com cuidado para estas mulheres que seguidamente cruzam o meu caminho e me arranham a alma. Fico pensando no porquê de tanto mau humor e de infelicidade em suas faces. A cordialidade e amistosidade não estão relacionadas com possuir ou não dentes, o que nos leva a depreender que mostrar os dentes não é finalidade final do sorriso e sim demonstrar felicidade. Haja vista que banguelas sorriem e não deixam de ser felizes. O sorriso é gerado internamente e floresce em razão aparente. É estranho tratar essa mágoa de maneira filosófica e até mesmo baseá-la num contexto socioeconômico. Pensar que somente mulheres ricas, bem sucedidas e com a vida fixada nos 100% da bem-aventurança podem sorrir.

Aquelas estão tão arraigadas a esse estado que se torna difícil desiludi-las de suas idéias pessimistas. Eu acredito que o problema está no fato delas estarem a se esconder sob a máscara da Infeliz Tristeza com boca fechada e lábios descendentemente curvados. Estão tão habituadas com essa fisionomia tipicamente passageira que acreditam que “a máscara” contrária é rara e isto as levam a perderem a espontaneidade descontando nos outros essa falta de auto-estima e vontade de mudar.

Ocasionalmente dizem que as mulheres são invejosas, vaidosas e egoístas, quando em questão está uma outra mulher. O que as incomodam são as máscaras antagônicas.

Parafraseando o diplomata: as pessimistas que me desculpem, mas sorriso é fundamental.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...