sexta-feira, 3 de julho de 2009

Consultores...ahhh...consultores !




Profissionais consultores metem medo. Já vou enfrentando a figura olhando de lado, porque, podes ter certeza, olhos de lince e língua afiada não vão faltar.

Para enfrentar um cara desses, melhor ir de sangue doce e certa de todos os gestos e palavras e nem pensar em duvidar de si ou gaguejar.

Se estás na informalidade de uma conversa somente ou na alegria de um grupo, é bom pegar lápis e papel porque há de vir sutis dicas de como se deve fazer. O certo, obviamente.

É difícil imaginar que uma pessoa pode em qualquer palavra trocada acertar em cheio teus erros, ou, se não são erros, vai mostrar certamente como é melhor fazer. Nunca estamos certos frente ao consultor. Olhar que se apequena e esmiúça tua alma mansamente descobrindo teus segredos. Um riso solto no final, para fazer de conta que não te percebeu. Ou que não percebeste.

E uma após outra rolam palavras de como se deve fazer o bolo da vida, da profissão e das finanças e isso tudo viram letrinhas embaralhadas que te enchem as mãos! Nem ao pensamento chegaram ainda... Como agora junto tudo isso? E as minhas letrinhas?? Saíram da cabeça e caíram de sola na mente do consultor que ávido, analisa, afrouxa a gravata, respira fundo, sorri amarelo esticado e te devolve em letras garrafais, o tamanho da tua falta de noção...

E aí, acontece o inesperado. Ficamos refém do consultor que parece saber tudo mesmo. Aliás, fica ciente da tua vida que sem querer vais soltando, porque afinal a pessoa é do agrado. Se não, não seria consultor.

7 comentários:

Anônimo disse...

Li as crônicas do mês e curti. Teu texto evoluiu bastante. Está ainda mais...atmosférico.
Parabéns!

Paulo Souza

Anônimo disse...

muito bom Vera !!!
Abraços,
Reinaldo Gabardo

Anônimo disse...

Oi Verinha, saudades...

Suas crônicas são o máximo! Adoro...



Beijos



Rose Pinheiro

Anônimo disse...

Cronica consultores: Vera, parabéns! Apesar de achar que consultores não colocam medo, gostei da forma alegre e até um pouco debochada que os coloca.

Abraço

Gerson

Anônimo disse...

muito legal as cronicas. beijos. parabens!

Atenciosamente,

Marli T. Gomes Leal

Anônimo disse...

Oi Vera

Li as tuas cronicas - todas - gostei muito. Tem um pouco da fina ironia Luis Fernando Veríssimo e um pouco do cotidiano romantico de Moacyr Scliar. Acho que voce deveria pensar em escrever mais.

Quanto ao teor da crônica sobre os consultores, acho que a tua visão deles como sendo seres tão "sabidos", digamos, deve-se mais à tua generosidade e grandeza de pensar.

Os consultores são criaturas argutas sim, mas tão perplexas quanto qualquer ser humano deste louco mundo atual. eles só disfarçam isto muito bem.


Risos....e mais risos....
Carlos

Lélia Lima disse...

Cara Vera... é bom ler crônicas que agregam valor em nossa vida...
teu blog é com certeza é um deles!!!

Esta crônica é muito interessante, mas consultores são apenas "gente como a gente" e posso dizer-te fazem cada coisa que até Deus duvida, principalmente quando dão palpites errados... é muito engraçado vê-lo errar, por que sua mística cai por terra!!!!
Uma dica: para não ficar refem de consultores: use semiótica e eles ficam doidinhos... ahahahahahah

Grande abraço.. continue assim..
Lélia

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...