domingo, 17 de agosto de 2008

Dia dos Pais – Ser Pai e mãe?



A data aqui martelando na minha cabeça e lá vou eu escrevendo porque não posso me furtar à inspiração que não vai embora, tira o sono e desvia meu assunto quando minha mente vaga, vacila.

Dia dos Pais é aquilo. Todos tem lembranças e uns querem esquecer ,outros querem lembrar, outros ainda querem fazer a diferença para seus filhos. Qual pai ou mãe não ama incondicionalmente seus filhos? As relações parentais evoluem também e hoje os pais novos não se reconhecem em seus pais e igualmente os filhos querem ser outros pais para sua prole.

E me vem á mente a expressão “ser pai e mãe” usada para elogiar as mulheres que criaram seus filhos sozinhas, sem a presença do pai, que por qualquer motivo faltou. Talvez seja uma metáfora de consolo para dar força àquela mãe que não tem com quem dividir a árdua tarefa de educar. Se já é difícil a dois, imagina sozinha.

A verdade é que filhos criados só pela mãe terão uma questão a mais a ser ponderada em seu futuro e em sua realidade. Sempre um eco e a busca de um código masculino da vida toda que pode saltitar entre um avô, um tio ou amigo da família. Ou ninguém.

Ser “pai e mãe” não existe. Uma frase solta para colocar em dúvida a competência de mães que não tiveram outra escolha.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...