sábado, 29 de julho de 2017

O chá


Cheguei aqui com uma mochila abarrotada do período deixado para trás. Todas as coisas importantes estavam ali milimetricamente acomodadas para que eu não tivesse a menor chance de esquecer nenhum detalhe do ocorrido em tanto tempo, lidando em outras paragens, respirando outros ares, conversando com outras pessoas, caminhando em outras calçadas e suspirando por outros amores. Veio tudo, amigos, inimigos, desafetos, ternuras, familiares, conhecidos e desconhecidos. Deixei um canto para eles, vai que eu me lembre de alguém por quem passei, mas não tive a oportunidade de me fazer presente.
Eu cheguei à casa nova antes com a tal bagagem que pesava menos nos meus ombros do que na minha alma e por este motivo eu a abandonei em um canto, porque eu esperava que dela viesse o apoio de que eu necessitaria mais cedo ou mais tarde, talvez quando houvesse passado a euforia, ou quando meu sorriso cansasse, ou ainda quando o sol já me queimasse e o vento me açoitasse. Quiçá quando eu sentisse certa saudade ou quisesse lembrar-me de como tudo era ou foi, me atrapalhando até no verbo.
Minhas digitais vieram no caminhão e tiveram uma sorte mais organizada porque os objetos já encerravam em si suas estórias bastando coloca-los no lugar para que algazarra se iniciasse e, depois de certa balbúrdia tudo se acomodou em seus devidos lugares, deixando assim o ambiente pronto para receber as emoções novas que se avizinhavam.
Assim que os amanheceres começaram resolvi abrir todas as possibilidades de socorro que eu havia embalado tão cuidadosamente e me surpreendi ao verificar que o alforje se encontrava vazio. Todos os vínculos que ali prendi não existiam mais me fazendo forçar a vista para compreender que estes, a quem era dedicado, não se atrelaram a mim.
Agora, perseguindo este vácuo encontrei um caminho cheio de conexões acessíveis, parecendo fitas de cetim multicoloridas balançando nas ruas, nas avenidas, na beira do mar, na minha calçada e janelas, acenando para os tempos de esquecimento. Foi neste clima que aconteceu aquele chá de praia em uma grande mesa onde especialidades se acomodavam ao centro e o chá era servido aquecendo nossas almas, alargando as risadas. O bornal da vida se encontra aprumado e desta vez com seu enredo bem enlaçado.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...