domingo, 27 de maio de 2012

Sumiço

Aquele andar jingado com a cabeça enterrada na beira da praia já fazia parte do meu cotidiano e não me levantava mais suspeitas da esquisitice do decujo.



 Não gostava muito de levantar os olhos para ver o mundo e acredito que para ele o planeta estava embaixo, de tanto seus pés afundarem pelas areias do mar. Para mim, a figura um tanto fantasmagórica, porem constante da paisagem, me fazia pensar que a vida se mantinha igual com alteração apenas do vento, do mar, de mais luz e menos luz, de mais alegria e menos tristeza e vice versa.

Então, ele sumiu.

 E com ele se foram minhas convicções que agora a vida não mudaria. Que agora tudo entraria nos eixos, que o passar do tempo seria mais lento, assim como meus passos e meus pensamentos. Eu tinha a certeza de que tudo estava encaixado e organizado e não haveria pretextos para inventar mais nada diferente. Siga o ritmo dos dias, pensava, e deixe-se ir.

Acreditei estar em melhores mãos que as minhas próprias uma vez que sempre irriquietas ora se movimentam pedindo companhia aos pensamentos ora se expressam sozinhas.

E assim, devagarinho, como quem levanta os olhos para apreciar e não se enterra em si para sofrer que parti para achar que a vida não é organizada, nada está encaixado verdadeiramente e que é melhor quebrar esta bússola teimosa que está sempre apontando para os mesmos quadrantes.

Fui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vera querida,

Adorei o "Sumiço", como sempre muito bem escrito, como a poesia, é síntese e profundidade.
Grande beijo,

Carmen.

Anônimo disse...

Oi Verinha!

Como sempre vc arrasa!

Anônimo disse...

Parabéns! Como sempre,a amiga estava inspirada. Serão os ares praianos do nosso simplório e querido Capão Novo ?

Anônimo disse...

Muito bom Vera, vamos viver a vida enxergando as coisas por vértices diferentes !!!!!!!!!

gabardo

Anônimo disse...

Que bom que tu voltastes a escrever...estava com saudades, mas um sumiço as vezes é necessário. Bjs e boa semana, Carmen.

Anônimo disse...

Vera querida!!!

Li tuas lindas crônicas, achei que estás numa fase um pouco nostálgica, qual a razão de tantas reflexões sobre o que já passou???
Tudo o que uma pessoa já viveu faz parte da sua vida única e singular, momentos inesquecíveis, outros nem tanto, mas todos com significados marcantes em cada momento que foram vividos, é esta teia que constrói a história de cada um, escrita com os lápis da cor que o momento exigir e que o sentimento impulsionar, o resultado, só ao longo dos anos se vai saber!!!!!!!
Continues a usar os lápis da cor que o teu coração pedir e risque, risque, risque o teu bloco de notas!!!!!!!!!!!!

Bjs com carinho

Dirce

Anônimo disse...

Oi, Vera, li esta crônica e as posteriores. Gostei das três, mas esta me fez viajar,perambulei no texto com prazer maior. Abraços.
Maria Rosa

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...