quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A Massa


Parecia diferente, mas, olhando bem era igual aos outros apenas realçando a mancha escarlate que jogava, assim, a esmo, com uma intenção de levar a vida de um jeito diferente, tomando para si as chances de modificar-se vez ou outra, escolher outra exterioridade e firmar-se com autoridade de quem sabe o que faz sendo fiel a si mesmo, mesmo pertencendo à turba.  Aliás, um aglomerado digno de maior observação uma vez que seus pares resolveram se unir em uma cor para apesar de não ser, parecerem iguais.

O existir aglomerado impõe um estilo único onde pensar fora da caixa é impossível, afinal nem dá tempo, porque a missão diária é sempre olhar com o rabo do olho quem está caminhando junto a si e, atento, conferir se anda tudo igual como deve ser. Comparar-se é a regra, mesmo que desconfiem que aquele uniforme não lhe assente bem, a estrutura não lhe favorece as atividades, a cor o deixa desanimado, as costuras são apertadas, os saltos são demasiadamente altos, a gravata esgoela a garganta, o paletó ferve as entranhas, a maleta de couro fino pesa, a parafernália eletrônica enlouquece. Tudo isso e muito mais fica sem retrato. Sem consideração. Sem percepção. Junto a isso existem aqueles impulsos todos de se apoderar de tudo o que anda sendo garganteado como “up-to-date” e que, claro, a turminha que congrega tudo junto misturado não pode em hipótese nenhuma dispensar.

E assim a cor solar destoante ilumina com tons de sangue aquele ponto dando para ver a graça do recorte no fundo de seus pares olhudos, se contornando com vivacidade porque preferiu pegar outro caminho, livre para olhar por sobre os ombros, por cima, para os lados, para trás e para baixo. E o resultado da iniciativa reverte para então se pensar que os tons da palheta podem colorir vidas que se propuseram a ter outro destino que não seja serem os iguais.

Nenhum comentário:

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...