sábado, 4 de outubro de 2008

Ficar em casa....

Este tema dá um caldo, como diriam os antigos...Fico olhando a cidade nesta noite, com muitas, muitas janelas iluminadas em arranha céus que é nosso padrão hoje em dia.

Sempre fico pensando se as pessoas gostam de ficar em suas casas ou não. Talvez aquele marido gostaria de estar longe dali, daquele inferno de mulheres (pode ser uma esposa e filhas) de pantufas, lixando unha, folheando a Caras, comentando novela das oito, falando da vizinhança, chateando, querendo comprar o que viram ou que ouviram falar, com creme fedorento na cara e cremes gosmentos milagrosos nas melenas.

Pode ser uma mulher querendo scafeder o marido, atirado no sofá com meia dúzia de latinhas e muita comida fast food acompanhando a programação da tv. Futebol. Pior ainda.

Pode ainda haver crianças mal educadas a brigarem e numa gritaria infernizar a vida dos vizinhos e dos pais, dormindo tarde, fazendo manha e tirando do sério qualquer um. Pode ser tudo isso eu penso.

Mas pode ser tudo de bom como eu acredito.

Ficar em casa é a maravilha de quem ama a si e a vida. A nossa casa é nosso refúgio e nosso descanso. O ambiente que nós montamos para viver nossos dias, que ora são cansativos e sofridos, ora alegres e esperançosos, deve ser o lugar que recebe nossa alma. Nosso espírito que vaga perdido neste mundão difícil e que talvez se alegre das cores que resolvemos pintar nossa casa. Ou não. Dos objetos que escolhemos a dedo para compor os espaços em que vamos transitar dia após dia.

Aproveitar momentos de folga e descanso em casa é luxo. Para a família que se reúne em risadas ou homens que se recolhem em si assim como mulheres que adoram ser suas próprias companhias, cheias de estilo e graça, como só uma mulher pode ser.

Bem, vou dedicar esta crônica a mim mesma que amo ficar
em casa, e algumas amigas que compartilham comigo todas estas
digressões...

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Vera...só hoje estou voltando a ler tuas crônicas...estão ótimas como sempre...mas amei esta em especial que me fazes esta linda homenagem...acho que pensamos e sentimos as mesmas coisas sobre este assunto tão interessante...pois o que mais sinto e percebo atualmente...é exatamente o contrário...ninguém sabe...ninguém quer...e ninguém fica sozinho...as pessoas preferem estar mal acompanhadas do que desfrutarem a própria companhia...

Um grande beijo

Maria do Carmo

Anônimo disse...

Querida Vera,
Amei esta crônica, pois "Ficar em casa" é uma grande alegria.
Parabéns!
Colocamos um link das tuas crônicas na página da SMJ para dividirmos esta leitura maravilhosa com nossos amigos. Conquista tua!
Beijo.
Juveni Schons

Anônimo disse...

> Oi, Vera,
> até que enfim consegui ler algumas das crônicas. Li as últimas três. Com relação à do ficar em casa e do padrão. Adorei. Estás mostrando um estilo de chegar próximo ao leitor,
conversar com ele, prendê-lo com as palavras que seguem e surpreendê-lo com
uma guinada final.
Segue escrevendo que vais conquistar mais leitores.
Beijos.
Maria Rosa

Papelaria em dois tempos

  Não sei quem me encontrou primeiro, se aquela papelaria antiga ou eu, que ando gastando a sola do sapato atrás de quinquilharias que lembr...